Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Xanalicious

Qui | 31.12.09

Happy New Year (:

Neste fim de ano slash fim de década, em que se ponderam comportamentos, perdas, conquistas, sentimentos, e por aí... É ainda mais giro ponderar aquilo que já vestimos, e aquilo que marcou a década em termos fashion.


Pois bem... O que é que eu vesti no decorrer desta década?

Aos 12 anos (em 2000) era Maria-Rapaz, aos 15 anos era beta (e adorei!), aos 18 anos tinha a influência surfista, e hoje, aos 22 sou inspirada por Blair Waldorf (Audrey Hepburn dos tempos modernos).


E o que marcou a década em termos de moda?

Segundo Nina Garcia, em "O Livro Negro do Estilo", o que marca esta década (pela primeira vez na história) não é um determinado tipo de calça, ou casaco, ou vestido, mas sim a MALA! ... Não podia concordar mais, e ainda acrescento - SAPATOS!

Carrie Bradshaw deu início a todo este movimento, que logo-logo foi acompanhado por vários criadores (relembre-se as parcerias da maison LV com criadores no desenho de novos padrões para as suas it classics)... Sendo que a onda de "vestir um básico, e accessorize it" veio para ficar e, sem dúvida, marcou a década!


Outro pormenor que marcou a década?

Na primeira metade havia tanto seguidor ferveroso de novas tendências, que os operários de fábricas têxteis já não aguentavam mais, de dias seguidos sempre a trabalhar em coisas diferentes (em vez da tradicional produção em série) - estávamos no inicio do milénio, e a população cria mudança a toda a hora, de onde surge a famosa expressão "Sooooo last season".

Nestes últimos anos a coisa mudou para o oposto: chegou a crise económica e o consumo (de alguns) abrandou, iniciando-se a corrida aos clássicos - Peças de sempre ganham notoriedade (tais como a LV Speedy, a Chanel 2.55, a camisa branca, o trench coat, e, recentemente, o nude, entre muitos outros), e "a moda" sai de moda, instalando-se uma nova onde de "Estilo - Faça você mesmo!". Nesta nova onda "tudo" é permitido, tudo é aceite, desde que provoque auto-estima numa população afectada por crises económicas, stress, depressão, guerra, ...

Com toda esta onda os seguidores de tendências passam a ser eles soooo last season, e a serem considerados pessoas sem gosto próprio...


E agora o que vem aí na nova década?

Não sei, mas aposto que nos vamos manter na onda do "faça você mesmo" mais uns aninhos...




Happy New Year


xoxo

2 comentários

Comentar post